quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O torcedor



Eu sou um critico ferrenho a certas atitudes de torcedores (torcedores?) que entregam o barco sem mesmo ele ter afundado. Certo é que as coisas vão acontecendo e as vezes não se vê saída em meio a conflitos diversos no mundo futebolistico, logo, o torcedor, o grande patrimonio do clube, absorve como um reflexo de espelho todas essas impurezas que momentaneamente aparecem na frente. O desanimo apaga a chama da paixão e deixa brechas para que ele se entregue. Então digamos que não há bem que sempre dure, mas também digamos que não há mau que sempre perdure.

Você torcedor desanimado, desacreditado, compreensivel até pelo fato de ver umas lambanças, firme de vez sua paixão pelo alvinegro e orgulho de ser Figueirense ou retorne ao Scarpelli nesse sabado as 16:10hs e ajude o time a embalar no campeonato.

Tenho pena é daqueles que racharam suas carteirinhas e que ano que vem vai querer voltar para assistir a elite. Esse não é um verdadeiro torcedor alvinegro, deixar de ser sócio, não acompanhar mais o time é atitude de torcedor de momento, assim como uma meia duzia de comentrista esportivo que agora vai rasgar seda para o alvinegro, lógico, metemos bucha no principal time do campeonato, ganhamos 4 dos 6 pontos disputados com ele, agora sim somos um time pronto a buscar uma vaga na elite, é só ganhar dos mais fracos agora...

Um certo dia de jogo, um cara me perguntou dentro do Scarpelli o seguinte: tu acreditas na ascensão a elite? No exato momento que eu ia responder um da cadeira ao lado da um berro de apavoro, me viro para o campo e vejo o time adversario abre o placar... dirijo o olhar para o cara novamente e como uma risadinha respondo: sim, é claro que acredito!

Em momentos de dificuldade é fácil tiramos conclusões precipitadas, seria muito fácil no momento daquele gol do adversário, responder coisa do tipo: "viu? com um time desses, como vamos chegar a algum lugar? " , "com esse burro comandando o time, não ganharemos nada! ", "com fulano (geralmente da base) no time titular, vamos ter 10 sempre em campo", tá vendo? um cone em campo joga mais do que esse dai!"... e daaaa-lhe blablabla...

É muita emoção, é muita paixão. Torcedor é um cara engraçado. Pode malhar um jogador o jogo todo, mas quando sai o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo daquele que ele malhou o tempo todo, ele abre o maior sorriso do mundo e esquece qualquer magoa que aquele atleta tenha o feito durante aqueles 90 fatídicos minutos e sai gargalhando e já pensando no sarro do companheiro de trabalho ou de banco escolar/acadêmico e esquece de vez o atleta execrado.

Não é que o torcedor não tenha o direito de reclamar, mas sou daqueles que tem a crença de que ele tem o DEVER DE APOIAR incondicionalmente por esses 90 minutos de vida, como diz a Resistência Alvinegra.

Se era essa a hora que essa parte da torcida que não acompanha o alvinegro queria para voltar ao Scarpelli, QUE VENHA. Venha com o espirito campeão, desarmado da magoa de uma fase ruim pois ela está indo embora e vai ser coisa do passado. Traga positividade para fazer uma corrente pra frente e passe toda essa força, esse incentivo para os atletas em campo pois eles se esforçam, se doam ao máximo nos 90 minutos que estão ali, as vezes não conseguem, mas não tem nenhum palhaço lá dentro que está tirando com a nossa cara, entenda isso, ele veio para ajudar o grupo, ajudar a conquistar a vitória, dar alegria a VOCÊ TORCEDOR, seja compreensivo, ajude-o, incentive, torça. Então, a hora é agora!

Nenhum comentário: