sábado, 22 de agosto de 2009

Vale a pena manter Roberto Fernandes?




Roberto Fernandes entrou com o que tinha de melhor, nem parecia o professor pardal de sempre.


Certo é que os desfalques deixaram o time sem entrosamento em campo, mas isso se perpetua desde o começo do campeonato, a torcida continua vendo que o time é "posto"em campo, do tipo "vai, joga ai, tu é o lateral, tu é o goleiro, tu é o atacante, joga ai"... Não exijo um padrão de jogo, porque ser previsivel, também é motivo de cornetagem, 'poooo só tem essa jogada"... difícil... mas nem isso! Se tiver que falar sobre algo manjado no Figueirense, é a bola esticada na correria para o Rafael Coelho...


O que eu acho ruim em RF é que quando ele tem que fazer alguma coisa para criar o tal fato novo, ele desmancha a estrutura do time demais. Explico. Exemplo de tempos atrás foi no jogo contra o Ceará, onde o Totó se machucou e ele colocou o Clodoaldo. Time ficou com o rombo no meio campo, o Ceará gostou do jogo e empatou depois de estar perdendo de 2x0.


Nesse último jogo, ele olha para o banco e o que tem para "mudar" o jogo: Jairo, Marcelo, Paulo Sérgio. De cara ele vai na pior opção, Jairo. Diga-me: o Jairo é um jogador que "mudaria"o panorama do jogo? Nunca mudou e nunca mudará, fraco... Tirou o Paulinho que tava mau, com cartão, beleza, mas não ia "dar jogo" com Jairo e de cara, a torcida já chiou... Olhando para o banco, em minha humilde opnião, a primeira alteração era o chamado "três por meia duzia", sai Douglas, apagado, entra Marcelo Macedo. O time até precisava de um meio campista agíl que armasse algo interessante para o comando do ataque, mas "Jairo" conseguiria essa proeza com a marcação do São Caetano ajeitada no segundo tempo pelo seu técnico no intervalo? Não né gente, o Jairo não tem condições, rapaz não aguenta nem um tranco de um volante.


Certo também, é que o nosso Lucas não jogou muito bem, no primeiro tempo perdeu a chance de ir na correria na cara do gol e se apavorou chutando ainda de fora da área, no segundo tempo o rapaz de perdeu na marcação do time adversário. Se Roberto Fernandes disse que teve que tirar Paulinho pois temia ser expulso, então colocava o Diego Paulista para segurar a onda com Carlinhos na meia cancha e liberava o Lucas de vez pra encostar no Fernandes, porque o Fernandes se apagou um pouco no segundo tempo pois estava sozinho, ninguem encostava pra jogar com o cara... Ou estou errado? Eu preferia que o Jairo ficasse no banco, a vê-lo ser um inútil em campo... preferia insistir com o Lucas que é muito mais jogador que o Jairo, a ter que ver o garoto ser recuado para deixar Jairo "de bonitão" sem jogar "picirica" nenhuma, fala sério...


Porem, vejo o futebol com outros olhos em algumas situações, com minha humildade visão, afirmo. Mas a disposição tática dentro de campo pode ser modificada, ao invés de ter que colocar um atleta queimado como é o Jairo. Para finalizar, vou mais além, Roberto Fernandes É FUNCIONÁRIO DO CLUBE, tem que dar satisfação do porque não esta rendendo e se não rende tem que ser COBRADO PELA DIRETORIA, tem que ser cobrado sim uma mudança no esquema, ou ele muda essa filosofia (filosofia? RF?) de jogo e extrai dos atletas outra postura em campo com uma disposição tática mais organizada, ou então realmente não adianta e tem que trocar de técnico. Sinceramente, não gosto muito de fazer comparação com o time do outro lado da ponte, mas lá, o Silas foi chamado na diretoria e disseram pra ele: para de pedir contratação em público e queimar a diretoria, pois o grupo tem atleta que merece chance e o esquema de jogo precisa ser mudado. Estavam com 7 ou 9 pontos, sendo o Ipatinga ou América RN de tempos atrás, hoje nem se fala mais em rebaixamento, mas porque, pois o Silas mudou a forma do time jogar e sem contratar ninguem... esquema de jogo. Convenhamos, que a série de cartões que o time toma e o DM cheio toda hora também dificulta muito o trabalho do cara, mas com a contratação de mais umas duas ou três peças o grupo possa alcançar o acesso.


Não adianta, diretoria, caimos! Se não vai mandar o técnico embora, arca com a consequência, gasta! Estádio? Não teremos mais copa... Ano que vem paga a conta! Não tem escapatória, abram os cofres porque podem investir um pouquinho a mais sim... Sendo mediocre "respeitando orçamento" não chega não... E cobra do técnico a mudança, ele é funcionário do clube, não dono do time, exija mudança, igual numa empresa, já que não manda embora, não vão fazer ele mudar não?

5 comentários:

Unknown disse...

ELE entro com o que tinha de melhor, mais mesmo assim inventou...ou Só eu e meus parceros ontem percebemos o ROGER CARVALHO de lateral?...o MASSARI jogo de LATERAL-LATERAL tb O LUCAS de PONTA DIREITA,o DOUGLAS de Ponta ESQUERDA,BOTA NOSSO fernandes de volante no Segundo tb ;....ontem jogamos no 4-5-1...Não dá mais esse tecnico MEU DEUS...e á o Elenco é limitado.blz...mais se tivesse jogado SIMPLES no 3-5-2 limpo estarimos no G-4 concerteza....DIRETORIA TEM MTA CULPA POR deixar esse FDP no comando do TIME ;/...Precisamos fazer algo....DERETORIA TE MEXE POR FAVOR


abraço Aí

FIGUERA SEMPRE

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

As chances do Figueira são minimas, aco que tem 20% de acesso, 40% permanecer e 40% para cair os calculas são simples, para o acesso temos que vencer 11 jogos e empatar 1 partida isto para ter 64 pontos, com um time deste e um tecnico deste incompetencia, que perdeu o time esta terrivel com este treineiro não chegaremos, com este preparador fisico dificil livrar-se das contosões, com este planejamento horrivel e complicado pior ainda, vejam, o jogador Ricardinho esta fora do grupo, mais que produz mais que estes dois produz. cito isto para mostrar as incoerencia dentro do Depto de Futebol, um tecnico que escala um zagueiro na lateral, e nem coloca um lateral de oficio no banco, quer o que, ? a unica coisa que nosso tecnico tem é uma boa conversa, nunca foi jogador, não conhece o rolar da bola,

Anônimo disse...

No atual momento, de grupo, treinamento, preparação fisica, esquema tatico, condições psicologica, engajamento da torcida, etc...,hoje nos so temos o estadio e historia para o Returno, é serio o Figueira não chega no G4, so se acontecer um fato novo urgente, um fato que mexa com a torcida e com os jogadores, para termos umas 3 vitorias e neste interin formar o grupo.

Anônimo disse...

Bom acho que o jogo contra o ipantiga, sera a gota dagua, espero uma vitoria, espero reforços na semana. Força Figueira, humilhação nunca mais.

José disse...

Acho que só tem um jeito: chamar aquele pessoal do "resto do fim de feira"...