sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jovens que ensinam velhos....

Olha...
Uma coisa eu quero falar, a cada dia vou percebendo o que nível da torcida jovem, gurizada entre 12 a 18 anos, está com um senso crítico bem apurado e o melhor, "torcendo de verdade", com as músicas e gritos de guerra afiados, sem chingamentos (tirando alguns básicos pro juiz rss) incentivando e falando sobre futebol com racionalidade, sem aquele habitual fanatismo que cai pra baixaria e fica criando aquele clima tenso para os jogadores no gramado.
Aoooooo contrário de uma meia duzia de velhos (COM TODO, DISSE TODO, RESPEITO AOS MAIS VELHOS) que não tem paciência COM NADA, MAS COM NADA e fica azucrinando a vida de quem quer assistir de verdade o jogo e lógicamente azucrincando os jogadores com ofensividades. A gurizada tá dando um banho de civilidade, nos intervalos as rodinhas de conversa gira em torno de como foi o jogo e se estivesse ruim, como poderia mudar, melhorar... Já as rodas dos mais velhos é de chingamento que o fulano é muito ruim, que o ciclano não sabe isso, beltrano não deveria jogar no Figueirense, "não sei como é que eu perco meu tempo vindo pro jogo" e a ladainha por ai vai e claro, tudo no palavrear mais pessimista possivel.
JURO pra vocês, não sei se foi contra o Guarani ou a Portuguesa, o time deu a saida no centro do gramado e sei lá, com poucos segundo já erraram um passe e perderam a bola, um Sr que parece o Chuck Norris, de voz rouca, já reclama na hora, mas coisa assim de 5, 10 segundos de jogo, fiquei de cara, primeiro "errinho", o cara já corneta o lance, parece que o cara vai com o espirito armado só pra chingar.
Então assim, vem pro jogo pra que? Pra soltar toda raiva da vida naqueles 90 minutos e azucrinar todo mundo? A nossa torcida é demais, é show, pode até chover que tem 3000, 4000 pessoas de certeza dependendo do jogo, coisa essa que nenhum outro time do estado consegue, somos a maior e mais fiel do nosso estado SIM, mas o que dá raiva, é que essa "turma do amendoim" não consegue ter o disernimento de saber quando o jogador erra por deficiência técnica ou por uma situação do jogo, como já disse até em outro post, sou daqueles que acredita (óbviamente) que o cara não é contratado pra jogar mau ou avacalhar com o time, então se o cara erra é pq ele era "convicto" de uma coisa mas que não deu certo na prática naquele momento, e nós láááá de cima da arquibancada temos uma visão ampla de todo campo, prevemos e visualizamos muito melhor a jogada "certa" que se deveria fazer do que o cara no gramado na correria, só que lá dentro, a jogada passa em milésimos de segundo e tem que se tomar decisões as vezes sem pensar, pq não se tem tempo as vezes pra isso e até sem olhar o que está a sua volta, pq já chega uma marcação, não tem pra quem tocar, sei lá o que outras situações, mas esse tipo de torcedor que esbraveja e chinga o atleta é irracional, só pensa que ele jogador tá lá ganhando 20, 30 mil por mês e que é um absurdo o cara errar, no caso por ele ganhar tão bem, tem que ser de acordo com isso o futebol desenvolvido, tipo, atéééé se cara for pensar pelo lado que o jogador "chuta bola" TODOS os dias da vida dele e ele TEM que ter qualidade pois a repetição supostamente o levaria a perfeição, até "teria" um pouco de nexo, mas não é assim, todos nós sabemos... Quer exemplo disso, final do campeonato mundial de clubes Vasco x Corinthians no Maracanã, quem perdeu penalti? Edmundo! (o craque do time) Final da Copa de 94, Brasil x Itália, quem perdeu penalti? Baggio (craque do time) então você percebe que não tem nada a ver, acontece com todo mundo, desde o mais contestado jogador do nosso time até o Cristiano Ronaldo que é o melhor do mundo que não sabe bater penalti, penalti, que é um "chutinho" frente a frente com o goleiro sem ninguem em cima para atrapalhar...
Então assim camarada, vai pro estadio, na boa, você que é consciente, parabéns e continue com sua civilidade e você que ainda tem pensamentos retrogrados, sinta-se sim no direito de criticar, achar que está ruim a coisa porque boa não tá muito mesmo, já são 3 derrotas consecutivas e para concorrentes diretos ao acesso, mas vá com o espirito de vencedor pro estadio, parace palhaçada, mas já vai falando pro amigo "to sentindo que hoje é vitória de certeza, to sentindo uma goleada hoje" ( e goleada camarada, pode ser de 1x0, porque como já disse, série b é um torneio de acesso, a gente não precisa dar espetáculo não, só queremos 3 pontos e nada mais, por mim todo jogo poderia ser de 1x0 na série b que tava felizão) e vamos fazer uma corrente de positividade para que os atletas tenham inspiração, vontade de correr, de dar aquele pique no gramado e um carrinho em todas as bolas que poderiam ser perdidas, faça-o ter vontade de vestir essa camisa que te enche de orgulho torcedor, pois com vaias, chingamentos e cornetagem, o negócio vai desandar mais ainda, ou no mínimo, não vai ajudar em nada, o momento é de UNIÂO, faça a sua parte da melhor maneira possivel, mesmo que seja ficando em silêncio, em se tratando de alguns.
Eu acredito no Meu Figueira! 2x0 Schwenck de testa e Pedrinho de falta! Mãe Dinah me disse rapah! tá td certo já! hahaha (só pra descontrair)

2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A cosa é isto mesmo, ta complicado o Figueira se estabilizar em campo, os caras reclaman ate da escalação. e quanto ao resultado estou toercendo para que sito aconteça rssss

Franciny disse...

Inacreditável que saí do jogo contra o Paraná falando sobre isso!
Sou sócia e estou sentada com meu namorado na frente de dois PÉS NO SACO! Um "velho" e pior, um "novo" filho dele... os dois corneteiam o jogo INTEIRO! Chingam TODOS de FDP, até o coitado do gandula teve seu espaço no sermão deles. É simplesmente INSUPORTÁVEL! Estou prestes a virar e dizer poucas e boas pra eles, sem claro, descer ao nível de vocabulário deles.