terça-feira, 16 de junho de 2009

Roberto Fernandes x PC Gusmão x Pintado x Macuglia

Foto: www.marcodutra.com/emfoco.php


O que três desses treinadores tem em comum?

Muita vontade....



PC Gusmão chegou com declaração forte que "queria entrar para história do clube" e entrou.. 6 derrotas consecutivas e principal culpado pela queda para série b (na minha opnião), coisa essa, que ninguem lembra como fator determinante para queda, já que os times abaixo na tabela tambem perdiam e o time ficava estacionado pela 13º, 15º posição por varias rodadas... outros culparam Cleiton Xavier (acertado no meio do campeonato para o Palmeiras), Tadeu, Ramon, Asprilla e cia...



Pintado, trouxe para beira do campo o "vamo lá vamo lá" que incendiou o time nas três últimas partidas, que deu certo, mas o final todos sabemos... não conseguia montar o time, peças ruins de material humano, um time "colocado em campo"(sem tática, jogadas pontuais) e um jeito estabanado de comandar o time em campo deixando os atletas nervosos com tanta berraçada, gestos espalhafatosos, logo caiu fora...



Macuglia: Mediocre, falava e ninguem escutava... lembro de um lance desse tipo esse ano., que o lateral Davidson tinha um AVENIDA para apoiar na lateral em frente ao técnico Roberto Fernandes, o mesmo berrou e chamou o lateral opara que passasse e o mesmo não vinha e só depois que o cara esbravejou a fica vermelho de raiva o rapaz veio acanhadamente para "virar opção de jogada", mas que com a demora e sem para quem tocar, acho que era o Roger Bernardo, perdeu a bola, sem saber o que fazer com ela e RF foi a loucura... A única diferença, é que RF não é tão mediocre quando fala, mas tanto quanto para ajeitar a equipe no meio da partida.



Roberto Fernandes é um misto disso tudo... chega com pinta de salvador da patria, fama de motivador, mas que com um grupo remendado todo jogo (remendado pq não tem um time base) entre contusões, volta de contusões, atletas sem preparo físico, mudanças do próprio técnico, Roberto Fernandes começa a ser contestado por alguns e por ele mesmo... Escutando alguns "cronistas esportivos", dizem que o mesmo quiz deixar o cargo a disposição... vamos lá a alguns pontos:



- O grupo tem problemas. Perone ninguem sabe como sempre joga de titular e nunca sai, mesmo jogando o fraco futebol de sempre e dando seus chutões pro nada. A diretoria contratou Anderson Pico pensando em usa-lo só na série B e já temos mais de mês de campeonato e o cara voltou para enfermaria cuidar do peso (lembram que não contratam o Rogério Pinheiro pq ia demorar muito a sua volta aos gramados já que tava se recuperando de lesão? Semana passada ligo a tv e o cara tava jogando Show Ball pelo Botafogo com o Perivaldo, enfermaria pro enfermaria, preferia ter esperado o Rogério Pinheiro que é um "baita" zagueiro para série B, que seria um grande capitão e a voz esperiente de comando dentro de campo, do que o Régis canela de vidro que rasteja pelo gramado em sua lentidão e seguidas lesões... (Na verdade digo como preferência, pq minha real opnião é que Regis, Rogério Pinheiro, Pedrinho e Anderson Pico não deveriam ser contratados POR SEUS HISTÓRICOS DE LESÕES , pois suas qualidades são indiscutiveis... Sempre fomos um estaleiro de muletas que nunca nos ajudaram, Luizão, Tiago Prado, Genilson a tempos atrás, João Paulo (aquele lateral) Renato Martins zagueiro). No começo do ano, comentei sobre o jogador Fabiano Gadelha, que fazia um ótimo campeonato pelo Marilia, um meia que não tinhamos, será que um investimento em um atleta que "vem jogando direto", pronto para jogar como queria o RF, não seria mais valido "gastar e apostar" (memso estando um pouco fora da realidade do clube) do que investir em incognitas com nome? (afirmo novamente, falo pelo fato das lesões, sou fã do futebol desses jogadores que estão no nosso estaleiro hoje)



- Desde o fim do campeonato vemos o garoto Lucas VOAR em campo, digo, no meio campo... será que temos outros "leões de treino" no meio campo que no dia do jogo o garoto cai para lateral e de grande revelação vai se escondendo aos poucos? Detalhe: para mim foi a única improvisação que deu certo até hoje, no Figueirense, sempre teve essa coisa de "improvisar E QUEIMAR" atletas, exemplo disso: Edson (bom jogador), Willian Matheus na lateral esquerda, Anderson Luiz volante na lateral direita (apesar de achar fraco para sua posição de origem tbm) (tenho até pena pq é patrimônio do clube e patrimonio seu tbm, sócio-torcedor) Se são fracos, eles não são culpados por estarem em campo e ainda fora de posição, estão ajudando o grupo que não tinha peças de reposição e foram colocados em verdadeiras arapucas, não que fossem fraquiiiiiiiiissimos técnicamente, mas que estavam de gaiato numa situação adversa, são jovens e estavam sendo crucificados, dai é fogo né torcedor.



- O tal atestado de burrice... lembra que o PC Gusmão sempre insistia com o Leandro Carvalho. Macuglia com Jackson.. hoje acontece com o Luciano Totó... se não escalar, tá assinando que pediu para contratar errado.



- Time sem uma "jogada manjada". Você se lembra qual foi a última dessas? Poderia ser o volante Carlos Alberto ou o zagueiro Felipe Santana em 2007 descendo pela lateral cruzando para área? Chutes de média distância do Cleiton Xavier ou do Cicero? (quaaaase manjada, é a correria de Rafael Coelho, podemos até dizer que tem "uma", mas "boa mesmo", de vez em quando...)



- Modificações astronomicamente, exotéricamente, bizarramente inviaveis e incompreensiveis... (rsss) PC Gusmão colocou 4 na frente e tomou de 7 do Grêmio, Roberto Fernandes coloca Clodoaldo perdido entre os zagueiros sem que o time tenho um esquema de laterais que apoiem e cruzem bem, já que o mesmo já se declarou centroavante nato que não sai da área e "espera a oportunidade vir", onde até então, tinhamos Wellignton que era um "POSTE" cravado do meio pra trás e Anderson Pico com a lingua pra fora dps de 5 minutos... Contra o Ceará, na saida de Luciano Totó colocou Clodoaldo e ninguem entendeu nada, tipo, no minimo eu pensei e "tentei entender o cara", ele coloca o Clodo lá no meio da zaga adversária e prende mais um la trás, pode até surtir efeito.... mas jogando fora e num campo grande cara pálida? Ficou foi um buraco imenso no meio campo que fez eles gostassem do jogo e deixamos empatar depois de um lindo 2x0 construido...





- Deficiências no grupo: Ai é que tá o grande problema de Roberto Fernandes... acredito sim que o mesmo pode até derrepente estar errando em alguns pontos da escalação, mas a falta de qualificação ou a inconsistência do grupo com lesões, voltas demoradas de lesões, pouco ritmo de jogo dos que entram, é um dos motivos que o técnico veio a talvez deixar o cargo a disposição, segundo alguns da midia especializada... eu que sento próximo a casamata do Figueira, vejo um técnico bravo e impaciente com tantos erros cometidos nos jogos, chega a ser cômico quando ele da "chutes no ar", daqueles que não tem onde descarregar a raiva... Ficava maluco com Wellington Poste, o inutil do Davidson, a falta de eficâcia e displicencia de Jairo, as infantilidades de Michel (se acha Beckebauer) Schmoeller e os chutões para o atacante gasparzinho do Perone na saida de bola ao invés de tocar pelo chão.

Sou daqueles que não vê a saida e a troca de treinador como solução para melhora do time no campeonato, mas como diz o leitor do blog "JB Martins" o Roberto Fernandes é um funcionário do clube e precisa ser alertado do que vem fazendo e que todos percebem que está errado, concordo sim, que a interferência da diretoria nos trabalhos do técnicos é errado, como escalar jogadores de empresários e outras artimanhas que conhecemos no futebol, mas ele precisa ser cobrado para que o time tenha outra atitude dentro de campo. Série B é uma divisão de acesso, hoje não é vista por ninguem como um campeonato que ganha-se moral com seu titulo, série b é um torneio que não se joga bonito, se vence de 1x0 goleada e se pontua para "chegar ao objetivo", então quem tiver esse espirito de competição, vai ser bem valorizado no meio, você vê por exemplo o Lucas, o moleque corre, da carrinho, briga por bola em cima da linha, todo mundo já gosta dele e eu to falando de um garoto, que nem se sabe como é tão forte e como guenta um tranco dos brucutus da série b, isso se chama vontade, o tal "espirito de vencedor"... coisa semelhante é o Rafael Coelho, desde o ano passado, o cara é contestadissimo por todos, começou a jogar com vontade, virou até artilheiro, mas sabemos bemmmmm suas limitações, quantos de vocês, a tempos já não disseram que o Rafael Coelho não tem condições de se titular do Figueirense, eim? Eu mesmo já disse isso e até continuo achando isso, (cara some completamente do jogo em muitas vezes, time fica com 10 em campo) porem é inegavel sua competência "nesse seu momento", bato palmas para ele e torço para que continue assim, mas opnião é aquela coisa, cada um tem a sua.



Sinceramente não vejo a saida de RF com bons olhos, é uma faca de dois gumes, saindo vamos ter que começar do zero um novo trabalho, que pode dar uma mechida no grupo e fazer jogar bem ou pode ser que demore a ser implantado o novo sistema de comando e dai já se foi 10 rodadas e estariamos lá por baixo, por outro lado, se o cara fica e não conseguir mudar nada, o fantasma de PC Gusmão voltaria a rondar o Scarpelli com aquela fatidica sequencia de derrotas que desanimaria o grupo ou então SE TRABALHA MESMO e com o que temos vamos criar vergonha na cara e mostrar os homens que temos no grupo, vamos ver se o artilheiro é artilheiro mesmo, se o volante deixa de ser displicente e volta a ser o pitbull de outros jogos (né seu Roger Bernardo) e assim por diante por todo grupo, eu disse, TODO O GRUPO, alooooooow Ricardinho, alooooow seu Marcelo Macedo, vamos acordar pra vida e vamos nos esforçar nos treinamentos e fazer valer a chance de entrar como titular e brigar por posição? Qualidade todos tem, já jogaram em grandes clubes, tem esse carimbo, mas se a vida fosse facil, que chato seria eim? Se toda mulher fosse linda e gostosa, se todo dia fosse dia de praia, se todo dia fosse dia de pagamento... pessoal, o merecimento, vem do esforço e se vocês não se esforçarem, não serão merecedores, consequentemente não terão reconhecimento e reconhecimento vem tambem do esforço. Isso tbm serve para o Roberto Fernandes que parar de dar declarações para as midias arrajarem pautas que desestabilizem o clima, peixe morre é pela boca...

Avante Figueirense, pra frente furacão!

2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Marco Li todo post, bom por sinal, e tiro a seguinte conclusão. estamos Fu......, penso que a saida do R Fernandes não é boa, isto vai depender de quem será que viria. mais como ninguem tem bola de cristal, vamos aguardar, e continuo afirmando estamos F......

farofinha disse...

é aquilo que disse amigo, pensamento positivo!!!!!