terça-feira, 30 de junho de 2009

Saída de jogador


Muito se comenta quanto a real validade da saída do volante Roger Bernardo para o futebol alemão, mas é preciso saber que o mundo do futebol da voltas tão rápido quanto um furacão. Hoje se está voando em campo, reporter fazendo matéria para o jornal esportivo e amanhã esquecido e nem relacionado no banco e com Roger Bernardo não foi diferente que por duas vezes encostado em seus antigos clubes, Palmeiras e Guarani. (encostadaaaaaasso mesmo) Alguns fanáticos torcedores questionam que o mesmo atravessava uma boa fase pelo alvinegro e que talvez não devesse sair, esperando que ficasse mais valorizado ainda pela conquista do acesso, minha opnião quanto a isso, é que quem pensa assim, não pensa com a cabeça e sim com o coração. Vou topificar para ficar mais claro:

- Primeiro fato de todos, ele era um bom jogador, mas não um ídolo da torcida, caso fosse um Fernandes ou Wilson, dai sim poderia vir um lampeeeeeeejo de frustração pela perda do atleta, enfim, ele era só mais um no grupo.

- O fator financeiro é o maior peso da balança, obviamente. Fora se fosse um ídolo e o reconhecimento do carinho pelo clube e a torcida por ter sido formado na casa, ou ter tido varias consagrações pelo grupo, não adianta projeto de titulo, planejamento de acesso que o faça pensar mais adiante porque o mundo da bola é cruel. O certo é que isso acontece com todo jogador, veja o Keirrison, nego vai pro Barcelona e nem beijinho beijinho tchau tchau deu.. dixxxparô.

- Seja consciente torcedor, se você trabalha em uma empresa desempenhando normalmente seu papel e ganha um oportunidade de fazer a mesma coisa, em um ambiente de trabalho muito melhor e com salário mais que o dobro que você ganha, você não trocaria de ambiente? Sim, concordo que há variaveis negativas nessa conclusão, mas pensando no seu futuro, pensando na sua família, com o mundo do futebol que conhecemos hoje e a própia crise que passamos, não valeria, fora a experiência de aumentar o patamar de qualidade de vida? (sim sim, Floripa tem uma puta qualidade de vida, mas gente, vamos diminui a conversa se não vai longe e vocês entenderam né? rss)

- Ele é atrelado a um empresário. Então a outros interesses a mais do que o próprio clube e jogador, não precisamos falar muita coisa. (Fora que é "sonho" de todo profissional da bola jogar no exterior)

A questão não é necessariamente dinheiro no bolso, a realização profissional está em todos os trabalhos, lógico que o financeiro é o chamariz para desencadear esse fato, se fosse comigo, faria o mesmo, é hipocrisia qualquer outra resposta de amor ao clube ou sabe lá o que...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

O tão pedido 3x5x2

Ficou claro que para usar o 3x5x2, (em minha opnião) o Figueirense tem que jogar com dois volantes de contenção, sem 2º volante. Lucas ficou preso, Fernandes e Pedrinho tiveram que se sacrificar em algumas situações, Pedrinho se esforçou muito e não rendeu, Fernandes voltou pra ajudar, se apagou do jogo e até chegou a tomar um cartão em uma falta desnecessária no meio campo, então tem algo errado nesse esquema. (Ou então vi alguma coisa errada)

O certo é que grande parte do "5", do 3x5x2 é muito leve, Egidio e Lucas são laterais que flutuam bastante, Fernandes e Pedrinho são craques e não possuem caracteristica de defensores, agora, Roberto Fernandes entra em uma dilema, quem sacrificar desses titulares para que o tão pedido 3x5x2 funcione plenamente com os laterais usando o corredor e ou que os meias ofensivos não precisem voltar tanto? O mesmo já disse que Pedrinho e Fernandes são peças raras, craques, experientes e precisam estar em campo para ajudar, os dois alas, Lucas é um dos mais regulares nos jogos e não há chance de tira-lo e sacando Egidio o time fica capenga e na lógica não há chance de acontecer isso, é dificil, mas acredito que ou sai um dos atacantes, que deve ser Schwenck, partindo para um 3x6x1 com Carlinhos, Alê (ou Paulinho) e Fernandes no "meio campo burocrático" do time, mais o Pedrinho flutuando do meio para o ataque auxiliando Rafael Coelho. Já pelo lógica do 3x5x2 quem deve ser o sacrificado é Pedrinho, onde o mesmo volta e meia é substituido no segundo tempo das partidas e me abre essa suposição ou hipótese. Tem até o Paulinho (e que eu prefiro) para jogar ao lado de Carlinhos, mas o mesmo não é tão marcador quanto Alê, tem um caracteristica de 2º volante ofensivo, de mais saida de bola e chegada ao ataque, caso ele exerça "mais" essa função de marcação, prefiro Paulinho que tem mais qualidade de saída, mas por crateristica, é Carlinhos e Alê na contenção, Fernandes na armação, Lucas e Egidio soltos pela ala, Rafael Coelho e Schwenck no ataque.
E se Roberto Fernandes acha mesmo que Pedrinho é "excencial" estar em campo sempre, pela fase, ele seria o companheiro de Rafel Coelho que tem 7 gols marcados e Schwenck entraria com gás na segunda etapa.

A marcação dos gigantes da colina

Uma coisa foi perceptivel no último jogo, a desvantagem de força física. O meio campo cruzmaltino era de muito vigor físico e agilidade, alias, desde a zaga. O técnico Dorival Junior montou um excelente esquema de marcação que aliava esses dois detalhes e deixou o nosso time sem uma boa saida de jogo e com a chuva para atrapalhar a gente, serviu para eles como auxilio, a rispidez na marcação vascaina, eram verdadeiros Gigantes da Colina numa correlação ao apelido do clube carioca.

Roger Bernardo em sua última aparição foi o melhor em campo nessa disputa de meio campo, pois Pedrinho e Fernandes tiverem seu futebol ofuscado pelo mau tempo (louva-se a disposição de Pedrinho indo em todas as bolas), Lucas e Egidio, leves laterais também não renderam o esperado, onde acho até, que no primeiro tempo o técnico Roberto Fernandes tomou um nó tático de Dorival Junior por tal marcação, não deixando que a equipe alvinegra chegasse ao ataque direito. Há de se dizer uma coisa, caso no próximo jogo o 3x5x2 de Roberto Fernandes não dê resultado positivo em Salvador, o antigo esquema deve voltar para prancheta, pois agora o time tem uma carateristica muito mais ofensiva e com um volante contra o Vasco, vimos que o nosso único cara de contenção ficou bem sobrecarregado. PS: Com o 3º cartão amarelo de João Filipe, o 4x4x2 poderá voltar mais cedo até.

Da janela européia, ninguém ganha.

Roger Bernardo era o volante de "bom quilate" que o Figueira não tinha desde Rodrigo Solto e Jeovânio, com boa pegada e saida de jogo. O pupilo de José Carlos Lages, que segundo informação de blog's alvinegros, era o que bancava o mesmo desde sua conturbada chegada super acima do peso ano passado, (e que apostou no fio da navalha, sua qualidade enquanto todos só viam (nitidamente) um cara gordo e sem jogar a séculos) foi para o Energie Cottbus e vai jogar a Bundes Liga.
O certo dessa saída, é que o mesmo pertência ao empresário que trouxe o lateral (poste) Wellington e empresário que se prese, com a abertura da janela européia, vai a forra com a vinda "dos caras" em busca de reforços. E vai a forra mesmo, porque já que conseguiu mandar o poste, digo, o Wellington para Portugal, esse é realmente bão! Inútil no Nautico, inútil no Figueirense, indo pra Portugal, parece piada de português sendo enrolado mesmo.
Boa sorte ao Roger Bernardo, que era um dos termômetros do time nesse ano, mas que não era "insubstituivel" no time também, o grande problema, é achar um do mesmo nível no mercado, volante de qualidade é uma peça escassa, coisa que até acho que não acontecerá.
Falando em voltante, esse ano já foram: Bruno Octavio, Juninho Xavier, Rômulo, Anderson Luiz (em seperado) Sidney e Roger Bernardo. (E que poderia ter o Michel Schmoeller na lista também) Que limpa, (só de volante) não?
Para vaga de Roger, brigam: Alê, Paulinho, Luciano Totó, Carlinhos, Michel Schmoeller e Diego Paulista. (minha opnião, é que Alê e Carlinhos que possuem maior caracteristica de contenção, façam essa disputa pela vaga)
E outra, acho que o elenco já possui atleta para posição e não deverá (ou deveria) ir atrás de volante.
PPP profetizou a possivel chegada de um atleta de alto nível, só não sei em qual posição, com a saída de Roger, volante é a que logo imaginamos, mas não sei não, pode estar vindo outra coisa por ai... A contratação de "mais um" volante só se for de "qualidade indiscutivel", pois quantidade já temos, como deixou em entrelinhas, vamos aguardar e ver o desfecho da profecia de PPP, pois quando ele fala, não existe fumaça, há fogo.

terça-feira, 23 de junho de 2009

"A bola pune". Como diz Muricy Ramalho... Perone, o Cristo de 2009.


Lendo tudo isso que escrevem nos blog's e na midia (que se diz) especializada, lembrei de uma frase dita pelo Muricy Ramalho esse ano: "A bola pune". Nesse papo de diz isso diz aquilo, quem é culpado que não é, "a bole pune" seja quem for, pode ser o jogador, treinador ou até mesmo a diretoria.

Nesse incidente do Perone do jogodo Paraná, confesso que fiquei horrorizado com a atitude da torcida quando começou o berreiro, logo, não participei da conduta negativa, mas sei também que a torcida não é burra e entendia que havia sim alguma anomalia para o feito. Vamos a caças as bruxas? muitas? não, uma só, o próprio atleta, Bruno Perone.

Porem a questão, não é que o Bruno Perone seja um péssimo profissional, seja "pereba" como na giria popular, creio que tem limitações sim, mas no clube, desde que foi contratado, nunca conseguiu se firmar, tanto com o grupo já que nunca foi unanimidade nas escalações (do tipo, a defesa é Perone e mais 3), quanto com a torcida, que é exigente (as vezes até demais por uma parte corneteira e mala) e não é burra e sabe que o mesmo tem limitações e não passa segurança quando atua, ora, um defensor que não passa segurança, deixa a torcida tão apriensiva quanto um atacante que não faz gol, o susto sempre é maior. Então para um jovem de 21 anos, ter uma responsabilidade e não conseguir atingir suas metas, não quer dizer necessariamente que seja um "pereba", o que falta é que a "diretoria de futebol" converse com o atleta e veja como ele está se sentindo e se está bem em meio ao grupo, se consegue continuar a trabalhar e buscar sua melhor performance, porque se não, é melhor que busque novos horizontes já que nunca conseguiu se firmar e assim que esse casamento acabe de vez (infelizmente), pois a torcida corneteira não vai deixa-lo em paz. (Por mim, Bruno Perone tem que ficar no grupo e trabalhar firme para mostrar o seu real valor e mostrar o porque o clube fez um contrato tão longo com o mesmo, é uma troca, o clube tem deu a prova que confia em seu potencial, em contrapatida ele tem que fazer jus a essa confiança)

Mas... a bola pune... mesmo que seja contra vontade do atleta, volta e meia quando joga comete erros que vão "minando" a cabeça da torcida e intranquilizando o garoto, mas dai, o mesmo tem que ser malandro (pq experiencia não tem tanto assim) o suficiente para saber que jogar futebol profissional ele vai ter que trabalhar sobre pressão 24 hs, nos treinos para "se" escalar junto ao técnico, no jogo com a torcida, depois do jogo com a imprensa, é barra pesada... Então ou ele tem personalidade e "muda" isso tudo de vez, ou vai continuar essa implicância vindo de todo lado, onde só ele vai poder dar a melhor resposta a todos, JOGANDO (bom) FUTEBOL.

TRABALHO, isso é a única coisa que você, Bruno Perone, pode realizar para sair dessa, todo nós torcedores corretos que vemos o futebol sem aquele habitual fanatismo, que vive intensamente o clube, sabemos que você está em busca disso, não desanime, vá você mesmo a caça as bruxas do seu mau desempenho e tire a corneta da boca de quem te persegue e não seja pego para Cristo como muitos querem. Veja o exemplo do Fernandes (que não é a mesma situação é claro) mas que estava a dois anos sem tocar numa bola, desacreditado por muitos, já diziam até que o ciclo do cara tinha acabado "no Figueirense" e que grande revira volta esse rapaz está dando eim? Idolo! Então a perseverança de um bom trabalho poderá ajudar a sair dessa.

Pontos:
- Roberto Fernandes, com chiadeira da torcida ou sem, tem o direito de errar (nem sempre) e se redimir... agora está faltando mais atenção do técnico ao realizar as alterações no meio do jogo e isso não é de hoje, o incidente com o Bruno Perone, pegou muito mau para o técnico que devido a seus continuos erros de leitura de jogo, vem equivocando-se em algumas substituições e fez com que o atleta que tava "na dele pra caramba" no banco de reservas onde ninguem nem se lembrava dele naquele jogo, fosse queimado pela torcida devido a sua má fase, colocando-o numa hora errada da partida, onde o time inistia pela vitória... assinou foi um atestado de burrice, porque mais uma vez ele faria uma substituição errada e queimou o rapaz, porque geralmente técnico nenhum chama um atleta na beira do campo, bota a mão no ombro do cara, aponta, explica o que quer e em poucos segundos fala para ele voltar a ficar aquecendo e depois chama outro após ser atacado pela torcida aos berros... outra, que agora com o DM liberado, não tem mais desculpa para "não ter peças de reposição", o mesmo aviso serve para ele, RF: TRABALHO.

- A diretoria de futebol tem que ser atuante junto aos jogadores. Pelo visto nesse caso agiu corretamente dando apoio a Bruno Perone, onde veio a imprensa comentar o ato e que assim seja atuante também pelo decorrer do ano, para que o nosso caro "PPP" não apareça por lá em momentos de dificuldade e "proporcione pautas de matéria" para crônica esportiva alfinetar, então o trabalho de bastidores no téte a téte com os atletas tem que ser mais efetivo.

- A torcida é fanática, ama o alvinegro, é de clube de massa, cobra sim e tem o direito clube, é sua opnião.... vai do jogador assimilar, compreender e traduzir isso na busca de resultado. Esqueça a parte da torcida que chinga e entenda Bruno, que a cobrança "tem porque".
Mesmo com todo negativismo em cima de você Bruno, a verdadeira torcida alvinegra está contigo, esteja com a gente também. O Figueira precisa de você. Faça o seu papel e seja recompensado com os louros da vitória no final do ano fazendo parte do grupo que colocou o clube na séria A novamente.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Figueirense x Paraná - A goleada que eu esperava

No último post chutei no 2x0 pro Figueira, mas ficou perto. Certo mesmo é o que também comentei antes, que o placar de 1x0 é uma "excelente goleada" na série b. Contunuo com minha opnião que a série b é um torneio de acesso a "elite", não vejo moral alguma em "ganhar" a série b.
As vezes escuto as rádios depois do jogo para ver os besteiróis e opniões de alguns, onde nessa última oportunidade escutei um ouvinte que "exigia o titulo para a torcida, pq se deixaram ser rebaixados e deixaram a torcida frustrada com tal, o time era "obrigado" a dar essa "alegria" para nós torcedores e bla, bla, bla". Bem... não penso bemmmm assim e vou pelo lado da grandeza do clube... Moral ser campeão da série b, seria para "Duque de Caxias", " Campinense"... Ano passado, com o "título" do Corinthians, se eu fosse São Paulino ou Palmerense daria risada se um Corinthiano visse tirar uma de CAMPEÃO DA SEGUNDONA... Concordo, que um título, seja do que for, é uma conquista, foi o "melhor", "the best", o "fita azul", "#1 number one"....... massss, não vejo como MORAAAAAL ganhar esse titulo, oras, quero é subir pra elite, mas se vier, vou comemorar obviamente sem titubear, é bom um título, é, mas não vou pensar que nem um torcedor de um certo time que tem uma taça de "campeão da terceira divisão do brasileiro" e tira onda que "já foi campeão brasileiro", convenhamos, né gente...
"A goleada" de sexta passada contra o Paraná me agradou muito. E porque? Porque somamos os 3 pontos decorrentes dessa vitória, isso é o que diz o regulamento. O regulamento, não diz que jogando bonito, lances de efeito e o escambal, nós ganharemos pontos na tabela... jogamos pro gasto, sofrido, mas pro gasto, 1x0. Vitória, vitória, vitória! Gostaria muito de ver o nosso time voando em campo, toque de bola e tudo mais, porem, mais do que isso quero jogar pro resultado na série b e somar 3 pontos vencendo por 1x0 sempre (sempre, modo de dizer), porque o que eu quero e toda a torcida quer, é vencer, me desculpe pra quem não concorda, mas futebol bonito na série b e com o orçamento para contratar jogadores que temos nas mãos esse ano, sejamos realistas gente, não vai rolar, o próprio PPP disse no inicio do ano, que seria feito um time "competitivo". Sete anos na série A nos mau acostumou muito com jogadores de seleção (Edmundo, Clebão, Evair, Cesar Prates)... Dai é aquela idéia, você prefere jogar bonito e não subir na tabela ou ganhar os jogos jogando pro gasto e no fim do ano estar na elite? Um misto dos dois? bem, eu também, então, vamos torcer! E outra, para parte da imprensa, no Estreito, se joga mau e perde, é luz amarela eterna, do lado da Costeira, se joga bem e empata, perde e ta na zona de rebaixamento, tá no caminho... então, hoje a verdade é que futebol é resultado, já dizia Dadá Maravilha, "não existe gol feio, feio é não fazer gol".

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jovens que ensinam velhos....

Olha...
Uma coisa eu quero falar, a cada dia vou percebendo o que nível da torcida jovem, gurizada entre 12 a 18 anos, está com um senso crítico bem apurado e o melhor, "torcendo de verdade", com as músicas e gritos de guerra afiados, sem chingamentos (tirando alguns básicos pro juiz rss) incentivando e falando sobre futebol com racionalidade, sem aquele habitual fanatismo que cai pra baixaria e fica criando aquele clima tenso para os jogadores no gramado.
Aoooooo contrário de uma meia duzia de velhos (COM TODO, DISSE TODO, RESPEITO AOS MAIS VELHOS) que não tem paciência COM NADA, MAS COM NADA e fica azucrinando a vida de quem quer assistir de verdade o jogo e lógicamente azucrincando os jogadores com ofensividades. A gurizada tá dando um banho de civilidade, nos intervalos as rodinhas de conversa gira em torno de como foi o jogo e se estivesse ruim, como poderia mudar, melhorar... Já as rodas dos mais velhos é de chingamento que o fulano é muito ruim, que o ciclano não sabe isso, beltrano não deveria jogar no Figueirense, "não sei como é que eu perco meu tempo vindo pro jogo" e a ladainha por ai vai e claro, tudo no palavrear mais pessimista possivel.
JURO pra vocês, não sei se foi contra o Guarani ou a Portuguesa, o time deu a saida no centro do gramado e sei lá, com poucos segundo já erraram um passe e perderam a bola, um Sr que parece o Chuck Norris, de voz rouca, já reclama na hora, mas coisa assim de 5, 10 segundos de jogo, fiquei de cara, primeiro "errinho", o cara já corneta o lance, parece que o cara vai com o espirito armado só pra chingar.
Então assim, vem pro jogo pra que? Pra soltar toda raiva da vida naqueles 90 minutos e azucrinar todo mundo? A nossa torcida é demais, é show, pode até chover que tem 3000, 4000 pessoas de certeza dependendo do jogo, coisa essa que nenhum outro time do estado consegue, somos a maior e mais fiel do nosso estado SIM, mas o que dá raiva, é que essa "turma do amendoim" não consegue ter o disernimento de saber quando o jogador erra por deficiência técnica ou por uma situação do jogo, como já disse até em outro post, sou daqueles que acredita (óbviamente) que o cara não é contratado pra jogar mau ou avacalhar com o time, então se o cara erra é pq ele era "convicto" de uma coisa mas que não deu certo na prática naquele momento, e nós láááá de cima da arquibancada temos uma visão ampla de todo campo, prevemos e visualizamos muito melhor a jogada "certa" que se deveria fazer do que o cara no gramado na correria, só que lá dentro, a jogada passa em milésimos de segundo e tem que se tomar decisões as vezes sem pensar, pq não se tem tempo as vezes pra isso e até sem olhar o que está a sua volta, pq já chega uma marcação, não tem pra quem tocar, sei lá o que outras situações, mas esse tipo de torcedor que esbraveja e chinga o atleta é irracional, só pensa que ele jogador tá lá ganhando 20, 30 mil por mês e que é um absurdo o cara errar, no caso por ele ganhar tão bem, tem que ser de acordo com isso o futebol desenvolvido, tipo, atéééé se cara for pensar pelo lado que o jogador "chuta bola" TODOS os dias da vida dele e ele TEM que ter qualidade pois a repetição supostamente o levaria a perfeição, até "teria" um pouco de nexo, mas não é assim, todos nós sabemos... Quer exemplo disso, final do campeonato mundial de clubes Vasco x Corinthians no Maracanã, quem perdeu penalti? Edmundo! (o craque do time) Final da Copa de 94, Brasil x Itália, quem perdeu penalti? Baggio (craque do time) então você percebe que não tem nada a ver, acontece com todo mundo, desde o mais contestado jogador do nosso time até o Cristiano Ronaldo que é o melhor do mundo que não sabe bater penalti, penalti, que é um "chutinho" frente a frente com o goleiro sem ninguem em cima para atrapalhar...
Então assim camarada, vai pro estadio, na boa, você que é consciente, parabéns e continue com sua civilidade e você que ainda tem pensamentos retrogrados, sinta-se sim no direito de criticar, achar que está ruim a coisa porque boa não tá muito mesmo, já são 3 derrotas consecutivas e para concorrentes diretos ao acesso, mas vá com o espirito de vencedor pro estadio, parace palhaçada, mas já vai falando pro amigo "to sentindo que hoje é vitória de certeza, to sentindo uma goleada hoje" ( e goleada camarada, pode ser de 1x0, porque como já disse, série b é um torneio de acesso, a gente não precisa dar espetáculo não, só queremos 3 pontos e nada mais, por mim todo jogo poderia ser de 1x0 na série b que tava felizão) e vamos fazer uma corrente de positividade para que os atletas tenham inspiração, vontade de correr, de dar aquele pique no gramado e um carrinho em todas as bolas que poderiam ser perdidas, faça-o ter vontade de vestir essa camisa que te enche de orgulho torcedor, pois com vaias, chingamentos e cornetagem, o negócio vai desandar mais ainda, ou no mínimo, não vai ajudar em nada, o momento é de UNIÂO, faça a sua parte da melhor maneira possivel, mesmo que seja ficando em silêncio, em se tratando de alguns.
Eu acredito no Meu Figueira! 2x0 Schwenck de testa e Pedrinho de falta! Mãe Dinah me disse rapah! tá td certo já! hahaha (só pra descontrair)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estavam por aqui....


Ramires, ex JEC'a





e André Santos, ex Figueira

são dois jogadores da seleção que disputam as eliminatórias e a Copa das Confederações, que a dois anos atrás atuaram no campeonato catarinense... André Santos, que com certeza é o melhor na sua posição e não deve perder a chance de ir para Copa do ano que vem, é um orgulho para nossa vitoriosa categoria de base, já Ramires tem uma missão mais dificil (pero no mucho com seu futebol eficiente) contra os queridinhos de Dunga, Gilberto Silva e Josué. Os dois foram revelados pela base de times catarinenses, coisa rara de acontecer na seleção.

Acho que algo "meio parecido" foi com o Paulo Rink, que jogou na Chapecoense em 1994 e em 1998 foi convocado para seleção da Alemanha, quando jogava pelo Bayer Leverkusen.
Para você como são as coisas, esses três jogadores saem de um mercado "pobre", ganham um rótulo e viram selecionaveis.
Outro criado em terras catarinenses foi o lateral Maicon, revelado pelas categorias de base do Criciuma, se destacou no Cruzeiro e começou a ser convocado, superando tempos depois os "Cicinho's" da vida nas convocações da seleção no pós era Cafú... Cicinho que por sinal sumiu das listas com a "descoberta Daniel Alves" de Dunga, que sinceramente nunca vi jogar antes de ser convocado para seleção.........

terça-feira, 16 de junho de 2009

Fotos do novos Uniformes


Sei muita gente já viu a nova linha de uniformes FILA, mas para quem não a conhece por completo pode acessar o site do fotografo Marco Dutra que esteve no evento do dia 27 /4 no Taikô de Jurerê Internacional e pode ver como foi todo o evento de lançamento dos uniformes.

Duas de suas fotos apareceram no DC do dia 29/4 nas principais colunas sociais, do Cacau Menezes e Juliana Wosgraus, assim como Cacau usou a foto dos presidentes, Norton Bopreé e Nilton Zunino no seu quadro do Jornal do Almoço, foto essa muito comentada na cidade.





Veja outras fotos muito curiosas do Figueirense na temporada de 2008 na área "Portfolio - Esportes" do site http://www.marcodutra.com/



Roberto Fernandes x PC Gusmão x Pintado x Macuglia

Foto: www.marcodutra.com/emfoco.php


O que três desses treinadores tem em comum?

Muita vontade....



PC Gusmão chegou com declaração forte que "queria entrar para história do clube" e entrou.. 6 derrotas consecutivas e principal culpado pela queda para série b (na minha opnião), coisa essa, que ninguem lembra como fator determinante para queda, já que os times abaixo na tabela tambem perdiam e o time ficava estacionado pela 13º, 15º posição por varias rodadas... outros culparam Cleiton Xavier (acertado no meio do campeonato para o Palmeiras), Tadeu, Ramon, Asprilla e cia...



Pintado, trouxe para beira do campo o "vamo lá vamo lá" que incendiou o time nas três últimas partidas, que deu certo, mas o final todos sabemos... não conseguia montar o time, peças ruins de material humano, um time "colocado em campo"(sem tática, jogadas pontuais) e um jeito estabanado de comandar o time em campo deixando os atletas nervosos com tanta berraçada, gestos espalhafatosos, logo caiu fora...



Macuglia: Mediocre, falava e ninguem escutava... lembro de um lance desse tipo esse ano., que o lateral Davidson tinha um AVENIDA para apoiar na lateral em frente ao técnico Roberto Fernandes, o mesmo berrou e chamou o lateral opara que passasse e o mesmo não vinha e só depois que o cara esbravejou a fica vermelho de raiva o rapaz veio acanhadamente para "virar opção de jogada", mas que com a demora e sem para quem tocar, acho que era o Roger Bernardo, perdeu a bola, sem saber o que fazer com ela e RF foi a loucura... A única diferença, é que RF não é tão mediocre quando fala, mas tanto quanto para ajeitar a equipe no meio da partida.



Roberto Fernandes é um misto disso tudo... chega com pinta de salvador da patria, fama de motivador, mas que com um grupo remendado todo jogo (remendado pq não tem um time base) entre contusões, volta de contusões, atletas sem preparo físico, mudanças do próprio técnico, Roberto Fernandes começa a ser contestado por alguns e por ele mesmo... Escutando alguns "cronistas esportivos", dizem que o mesmo quiz deixar o cargo a disposição... vamos lá a alguns pontos:



- O grupo tem problemas. Perone ninguem sabe como sempre joga de titular e nunca sai, mesmo jogando o fraco futebol de sempre e dando seus chutões pro nada. A diretoria contratou Anderson Pico pensando em usa-lo só na série B e já temos mais de mês de campeonato e o cara voltou para enfermaria cuidar do peso (lembram que não contratam o Rogério Pinheiro pq ia demorar muito a sua volta aos gramados já que tava se recuperando de lesão? Semana passada ligo a tv e o cara tava jogando Show Ball pelo Botafogo com o Perivaldo, enfermaria pro enfermaria, preferia ter esperado o Rogério Pinheiro que é um "baita" zagueiro para série B, que seria um grande capitão e a voz esperiente de comando dentro de campo, do que o Régis canela de vidro que rasteja pelo gramado em sua lentidão e seguidas lesões... (Na verdade digo como preferência, pq minha real opnião é que Regis, Rogério Pinheiro, Pedrinho e Anderson Pico não deveriam ser contratados POR SEUS HISTÓRICOS DE LESÕES , pois suas qualidades são indiscutiveis... Sempre fomos um estaleiro de muletas que nunca nos ajudaram, Luizão, Tiago Prado, Genilson a tempos atrás, João Paulo (aquele lateral) Renato Martins zagueiro). No começo do ano, comentei sobre o jogador Fabiano Gadelha, que fazia um ótimo campeonato pelo Marilia, um meia que não tinhamos, será que um investimento em um atleta que "vem jogando direto", pronto para jogar como queria o RF, não seria mais valido "gastar e apostar" (memso estando um pouco fora da realidade do clube) do que investir em incognitas com nome? (afirmo novamente, falo pelo fato das lesões, sou fã do futebol desses jogadores que estão no nosso estaleiro hoje)



- Desde o fim do campeonato vemos o garoto Lucas VOAR em campo, digo, no meio campo... será que temos outros "leões de treino" no meio campo que no dia do jogo o garoto cai para lateral e de grande revelação vai se escondendo aos poucos? Detalhe: para mim foi a única improvisação que deu certo até hoje, no Figueirense, sempre teve essa coisa de "improvisar E QUEIMAR" atletas, exemplo disso: Edson (bom jogador), Willian Matheus na lateral esquerda, Anderson Luiz volante na lateral direita (apesar de achar fraco para sua posição de origem tbm) (tenho até pena pq é patrimônio do clube e patrimonio seu tbm, sócio-torcedor) Se são fracos, eles não são culpados por estarem em campo e ainda fora de posição, estão ajudando o grupo que não tinha peças de reposição e foram colocados em verdadeiras arapucas, não que fossem fraquiiiiiiiiissimos técnicamente, mas que estavam de gaiato numa situação adversa, são jovens e estavam sendo crucificados, dai é fogo né torcedor.



- O tal atestado de burrice... lembra que o PC Gusmão sempre insistia com o Leandro Carvalho. Macuglia com Jackson.. hoje acontece com o Luciano Totó... se não escalar, tá assinando que pediu para contratar errado.



- Time sem uma "jogada manjada". Você se lembra qual foi a última dessas? Poderia ser o volante Carlos Alberto ou o zagueiro Felipe Santana em 2007 descendo pela lateral cruzando para área? Chutes de média distância do Cleiton Xavier ou do Cicero? (quaaaase manjada, é a correria de Rafael Coelho, podemos até dizer que tem "uma", mas "boa mesmo", de vez em quando...)



- Modificações astronomicamente, exotéricamente, bizarramente inviaveis e incompreensiveis... (rsss) PC Gusmão colocou 4 na frente e tomou de 7 do Grêmio, Roberto Fernandes coloca Clodoaldo perdido entre os zagueiros sem que o time tenho um esquema de laterais que apoiem e cruzem bem, já que o mesmo já se declarou centroavante nato que não sai da área e "espera a oportunidade vir", onde até então, tinhamos Wellignton que era um "POSTE" cravado do meio pra trás e Anderson Pico com a lingua pra fora dps de 5 minutos... Contra o Ceará, na saida de Luciano Totó colocou Clodoaldo e ninguem entendeu nada, tipo, no minimo eu pensei e "tentei entender o cara", ele coloca o Clodo lá no meio da zaga adversária e prende mais um la trás, pode até surtir efeito.... mas jogando fora e num campo grande cara pálida? Ficou foi um buraco imenso no meio campo que fez eles gostassem do jogo e deixamos empatar depois de um lindo 2x0 construido...





- Deficiências no grupo: Ai é que tá o grande problema de Roberto Fernandes... acredito sim que o mesmo pode até derrepente estar errando em alguns pontos da escalação, mas a falta de qualificação ou a inconsistência do grupo com lesões, voltas demoradas de lesões, pouco ritmo de jogo dos que entram, é um dos motivos que o técnico veio a talvez deixar o cargo a disposição, segundo alguns da midia especializada... eu que sento próximo a casamata do Figueira, vejo um técnico bravo e impaciente com tantos erros cometidos nos jogos, chega a ser cômico quando ele da "chutes no ar", daqueles que não tem onde descarregar a raiva... Ficava maluco com Wellington Poste, o inutil do Davidson, a falta de eficâcia e displicencia de Jairo, as infantilidades de Michel (se acha Beckebauer) Schmoeller e os chutões para o atacante gasparzinho do Perone na saida de bola ao invés de tocar pelo chão.

Sou daqueles que não vê a saida e a troca de treinador como solução para melhora do time no campeonato, mas como diz o leitor do blog "JB Martins" o Roberto Fernandes é um funcionário do clube e precisa ser alertado do que vem fazendo e que todos percebem que está errado, concordo sim, que a interferência da diretoria nos trabalhos do técnicos é errado, como escalar jogadores de empresários e outras artimanhas que conhecemos no futebol, mas ele precisa ser cobrado para que o time tenha outra atitude dentro de campo. Série B é uma divisão de acesso, hoje não é vista por ninguem como um campeonato que ganha-se moral com seu titulo, série b é um torneio que não se joga bonito, se vence de 1x0 goleada e se pontua para "chegar ao objetivo", então quem tiver esse espirito de competição, vai ser bem valorizado no meio, você vê por exemplo o Lucas, o moleque corre, da carrinho, briga por bola em cima da linha, todo mundo já gosta dele e eu to falando de um garoto, que nem se sabe como é tão forte e como guenta um tranco dos brucutus da série b, isso se chama vontade, o tal "espirito de vencedor"... coisa semelhante é o Rafael Coelho, desde o ano passado, o cara é contestadissimo por todos, começou a jogar com vontade, virou até artilheiro, mas sabemos bemmmmm suas limitações, quantos de vocês, a tempos já não disseram que o Rafael Coelho não tem condições de se titular do Figueirense, eim? Eu mesmo já disse isso e até continuo achando isso, (cara some completamente do jogo em muitas vezes, time fica com 10 em campo) porem é inegavel sua competência "nesse seu momento", bato palmas para ele e torço para que continue assim, mas opnião é aquela coisa, cada um tem a sua.



Sinceramente não vejo a saida de RF com bons olhos, é uma faca de dois gumes, saindo vamos ter que começar do zero um novo trabalho, que pode dar uma mechida no grupo e fazer jogar bem ou pode ser que demore a ser implantado o novo sistema de comando e dai já se foi 10 rodadas e estariamos lá por baixo, por outro lado, se o cara fica e não conseguir mudar nada, o fantasma de PC Gusmão voltaria a rondar o Scarpelli com aquela fatidica sequencia de derrotas que desanimaria o grupo ou então SE TRABALHA MESMO e com o que temos vamos criar vergonha na cara e mostrar os homens que temos no grupo, vamos ver se o artilheiro é artilheiro mesmo, se o volante deixa de ser displicente e volta a ser o pitbull de outros jogos (né seu Roger Bernardo) e assim por diante por todo grupo, eu disse, TODO O GRUPO, alooooooow Ricardinho, alooooow seu Marcelo Macedo, vamos acordar pra vida e vamos nos esforçar nos treinamentos e fazer valer a chance de entrar como titular e brigar por posição? Qualidade todos tem, já jogaram em grandes clubes, tem esse carimbo, mas se a vida fosse facil, que chato seria eim? Se toda mulher fosse linda e gostosa, se todo dia fosse dia de praia, se todo dia fosse dia de pagamento... pessoal, o merecimento, vem do esforço e se vocês não se esforçarem, não serão merecedores, consequentemente não terão reconhecimento e reconhecimento vem tambem do esforço. Isso tbm serve para o Roberto Fernandes que parar de dar declarações para as midias arrajarem pautas que desestabilizem o clima, peixe morre é pela boca...

Avante Figueirense, pra frente furacão!

Massacre...



Perdeu três, ninguem mais serve...


Diz ai, qual é o centroavante que não é amado e odiado pela torcida hoje em dia?

Começamos por aqui mesmo... Schwenck volta e meia faz um gol aqui, outro ali, corre pra caramba, até faz boas jogadas, mas todo mundo detesta o cara... sacaram ele dos titulares no último jogo, entra no segundo tempo e bota uma pra dentro e quase ajuda a sair com um empate de um jogo horrivel saindo de um 2x0... Depois de um jogo terrivel de Paulo Sergio, Schwenck já é considerado excencial, aquela talll coisa de comentarista de momento, calma gente, tanto com Schwenck quanto o Paulo Sergio...


Adriano no Flamengo: Estreiou com um gol no Maracanã lotado, acabou com jogo, duas semanas depois seu time leva 9 gols em 2 jogos e a torcida já diz que ele não tem carater e não é jogador de grupo por atitudes extra campo...


Keirrisson no Palmeiras: sei lá quantos gols em tantos jogos, 12 x 12 acho que era isso.. melhor estreia de um atacante de todos os tempos do clube e quase colocaram uma estatua do cara no meio do gramado.... tava sendo escurraçado pela torcida até tempos atrás pq não tava jogando mais nada, domingo passado bota duas pra dentro e ameniza as coisas...


Washington no São Paulo: maior contratação do ano depois de Ronaldo pelo Corinthians no Brasil... Gol aqui gol ali vinha se firmando no começo do ano... na primeira capengada do time que ta todo remendado e que a diretoria não contrata ninguem, o "fazedor de gols" é o alvo...
Kleber Pereira: "Um monstro", quando quer jogar... pq quando não joga, chega a ser ridiculo em campo com gols "feitos" (perdidos)... amado e odiado na Vila, se bem que mais amado porque o Santos é ele e mais 10...
Schwenck, meu velho, percebo tua correria, tua garra atrás das bolas, mas em determinados pontos do jogo poderias estar concluindo melhor as jogadas, continua trabalhando, te esforça, aprimora as finalizações nos treinos que a série b não é tão dificil assim... tá tudo nivelado, os que mais tiverem primor nas finalizações e bom preparo fisíco leva essa... Tudo bem que futebol é resultado e gente esforçada quem precisa é batalhão de exército, mas "eu" reconheço e enalteço quem se esforça e tentar dar o maximo, pois tem cara que não joga e nem se esforça (ou tinha, Davidson e Wellington que o digam) e nessa incognita que é a armação do time do Figueira, acho você um guerreiro, continua assim e trabalha mais! Tudo na vida tem um lado contrario, as criticas tem de ser absorvidas da melhor forma possivel, pois se elas aparecem é porque alguma "anomalia" tem no trabalho, então o momento é de mente sã, pensamento positivo e muito trabalho. Quebra tudo Figueira!

Pedrinho

Penso que a energia que você libera para a vida e para as pessoas, reflete diretamente ou pelo menos ajuda a melhorar ou a piorar situações, seja para melhor com pensamentos positivos ou para pior, com as energias negativas.

Você torcedor, (que vê o futebol de forma correta e sem pré julgamentos) quando soube que o meia Pedrinho, ex Vasco, Palmeiras, Santos e Seleção Brasileira, não ficou contente com a sua suposta vinda para o Scarpelli, desse que foi em sua época um dos melhor da posição no Brasil? Mas no pais do futebol, a memória é apagada facilmente quando passamos pela turbulencia de um rebaixamento e duvidas do presente por um insucesso (campeonato catarinense) Caso o time estivesse em alta, voando em campo e campeão do estado, Pedrinho viria para ser o grande maestro desse "esquadrão de aço", a tal cereja do bolo, mas com o time em baixa, toda sua qualidade é posta a prova, colocando seus defeitos em frente as qualidades. Se "quebra-fácil", desanimado com bancos de reserva, depressivo, chega para o torcedor como a mesma desconfiança de um comprador de carro usado, onde primeiro ele olha e procura "todos os defeitos", arranhões, pneu gasto, amassados. E o pior, com a inconsistência do time no campeonato, o mesmo não consegue desempenhar seu "real futebol" sendo crucificado, sem que o esquema de jogo e outras peças do time o ajude.

Lembro que prestei bem atenção em seu primeiro jogo no Scarpelli para ver se era bom mesmo ou puro marketing da boleragem, onde se mostrou ser um jogador de toque refinado e de ótima leitura de jogo, toques rapidos, deu até um drible no arbrito (vocês lembram?) Parecia qualifiquado de mais e com dois "menos favorecidos técnicamente", Michel Schmoller e Jairo e depois entrando Juninho Xavier, o tão contestado contratado do "you tube", então com o agravante de inicio de temporada, time e equipe em formação, tudo foi bem dificil... Até que foi passando o tempo e as já esperadas lesões aparecendo, ficava no estaleiro, melhorava, entrava perdido no esquema do técnico Pintado que não conseguindo jogar bem, nisso uma parte da torcida já passava da desconfiança para o ato de abrir a boca com suas criticas, soprando alto sua corneta impulsionada pela lavagem cerebral da midia espotiva.

Enfim, quem lê isso tudo, pensa que sou o advogado contratado para defender o Pedrinho, mas acho que ele é um jogador que merece muito nosso respeito por quem é e pela qualidade que possui, sabendo (obviamente) que um jogador "não é contratado para jogar mau ou avacalhar o time", Pedrinho já provou o grande futebol que tem por onde jogou e até devemos cobrar sim boas apresentações do rapaz, porem mais do que isso devemos entender o porque um jogador do quilate desse não desenvolve todo seu potencial. Se o mesmo tem problemas e sabemos do "craque" que ele é, tenho certeza que se a corrente positiva em cima do nosso atleta for tão forte quanto a feita por todos nós para que o nosso grande idolo Fernandes voltasse a nos dar alegrias, o Figueirense teria o melhor meio campo da Série B, com Roger Bernardo, Paulinho, Pedrinho e Fernandes. Então torcedor, vamos apoiar, torcer PARA QUE AS COISAS DÊEM CERTO, assim formando uma corrente positiva para que os NOSSOS ATLETAS entrem dispostos a ter o ESPIRITO VENCEDOR, coisa essa que qualquer equipe de trabalho necessita para o sucesso, pois de secador já basta os do mangue e meia duzia da imprensa (também do mangue), ao invés de ficarmos achando que tudo vai dar errado, aos poucos mude seu pensamento para uma idéia otimista já que toda tempestade é passageira e para que no minimo, não crie um clima energia negativa no momento que o clube mais precisa do nosso apoio e toda demosntração que realmente somos verdadeiros torcedores e não meros expectadores.

A declaração do Dirigente Marcos Baricala foi infeliz em informar dados do salário do "astro alvinegro", pois também se criou mais pressão e expectativa da sociedade em ver o "produto" de qualidade adquirido com tanto dinheiro e se não vem tendo as expectativas sendo atingidas, o mundo cai como já sabemos... Por isso que todo apoio para um profissional "figurinha carimbada" e que precisa de apoio moral é imprencindivel de você verdadeiro torcedor, a fase é ruim, mas é para todos os jogadores e não é de hoje, já vem do ano passado com a queda, do catarinense desse ano, os jogadores precisam de seu apoio de energia positiva, incentive!

To na Área!

Gente, "mil perdões" pelo abandono do Blog, volto depois de alguns problemas e bola pra frente!