quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carregador de piano e avaliação de elenco

Você já deve ter ouvido essa expressão acima, no mundo do futebol...

Mas na falta de um meia armador de qualidade, que por sinal já o temos e se chama Pedrinho, aquele que vai até o circulo central do gramado escapando da marcação, pede a bola e com personalidade dita o ritmo de jogo, o chamado carregador de piano entra em cena. O ultimo desse tipo por aqui foi Marquinhos Paraná, que volta e meia uma ou outra partida apagada, sempre ditava o ritmo de jogo passando por ele a maioria das jogadas e sem ser a grande estrela do grupo.

Não sei se o mercado esta ruim para esse tipo de jogador, mas se o Figueirense não abrir os cofres para arranjar um desse nivel (já que meia habilidoso temos Pedrinho e o Fernandes voltando) vai ser um ano tortuoso para nós... No jogo de ontem contra o fraco, amador e desconjuntado Sampaio Correia, o Figueirense conseguiu preocupar cada vez mais a nação alvinegra com a falta de padrão de jogo. Qualquer outro time você vê sua força pelas laterais, sua rapidez de contra ataque com um meia ponta de lança inteligente e rápido, sua cadência com jogadores lentos mais que colocam a bola onde querem e quando querem, enfim, todo time tem uma peculiariade, mas nós não...

Quanto ao elenco, vamos lá... vou falar sobre os que mais aparecem nos jogos...

Wilson: dispensa comentarios...

Anderson Luiz, volante de nascença, queimado na lateral direita não agrada ninguem, marca atrasado e não apóia, fica com medo do erro, só toca bola pro lado, sem personalidade está ali porque o da base é um garoto que se for colocado, sem porte físico e bagagem não vai dar conta do recado.

Dieyson: Garoto de muito futuro, mostra personalidade, esse merece ritmo de jogo mesmo que não jogue bem em alguns jogos... ele, Edson Galvão e o garoto Talhetti são os únicos da base que vejo com condições de estar no grupo principal.

Peroni: A menina dos olhos do Lages é uma incognita, oscila muito em bons jogos e assustadoras trapalhadas mostrando ser estabanado, como se diz na giria... É o novo Felipe Santana, só que sem saída de bola pelas laterais...

Michel Schmoeller: pensa que é o Beckenbauer... peito estufado, faz passes imprecisos, lançamentos na fogueira e não caiu no gosto também, jogava bem só nos Juniores e o porque, nós sabemos...

Edson Galvão: Boa revelação da base, mas não é "aqueeeeeele" cara para estar como titular, gosto do seu futebol mas me parece "verde" para ser titular, porem para compor grupo e ser uma opção, ta valendo.


Juninho Xavier: já o chamam de Juninho Sorriso... com diz um celebre ex dirigente do clube, "o contratado do You Tube"... E é verdade, o DVD do cara é muito bem montado, com musica tipo "espanhola" que lembra as touradas, logo, os "Olés"... (entenderam como trabalham o psicológico de quem vê?) É um jogador que mostra qualidade mas é mau posicionado em campo, tem mais a render pois tem potencial, mas quando chegar um cara realmente bom, é ele que sai do time....

Roger Bernardo: Agora eu entendo porque o jogador está sendo bancado desde o ano passado, sendo alvo de chacotas como o jogador mais cara do clube por ter jogado só contra o Internacional na última rodada. Acredito que ele na sua melhor forma física, será um dos termômetros do time, mesmo sendo volante. Muito bom jogador.

Rômulo: Não vi nada demais, jogador normal, pode evoluir com ritmo de jogo.

Wellinton: cara oscila muito no jogo e tem uma recomposição pós ataque fraco. Falta aprimorar o preparo físico para ser mais intenção o jogo todo e até ser bem útil já que vai a frente... No clássico foi mau, perdido em campo sempre deixava um buraco na sua parte do campo.

W. Mateus: Outra invenção queimando o garoto que é zagueiro... Lembram o Edson, bom zagueiro que apareceu e logo foi deslocado para compor uma lateral esquerda e de lá nunca mais saiu até ir para o mundial sub 20 e ir pro Porto de Portugal? Então, o Willian é a mesma coisa, só que sua inocencia e falta de tato para a posição, está lhe custando a vaga e a paciencia com a torcida que leva as coisas pelo emocional. Ta sendo igualzinho, no começo, o cara até segurou a barra, depois entrou em decadência...

PS: Falando em Edson, ele que tinha ido como empréstimo, foi adquirido seu passe pelo Porto em difinitivo, o mesmo voltou após ser "sub-emprestado", para o Academica de Portugal... vem para suprir a saida do também ex Figueirense, Lino, que foi para o futebol grego.

Triguinho, Felipe, André Santos, Michel Bastos, Lino... eita lateral esquerda sofrida hoje eim...

Jairo: Bom jogador, mas que precisa ser mais de conjunto... volta e meia é muito individualista e até consegue êxito, porem exagera nesse quesito, porem é o clássico jogador de segundo tempo, entra pra incendiar o jogo, essa vaga é do Fernandes.

Talhetti: Bom jogador! Na sua caracteristica tem sua qualidade, mas creio que o futebol está mais dinânico hoje em dia e não há espaço para jogador "armandinho"... Lembram do Tucho? Não vingou... Acho muito bom jogador, mas tem de ver quem estará ao lado dele em campo, para não congestionar essa área. Acho que merece uma chance para sair jogando de titular no lugar do Juninho Xavier fazendo uma meia de ligação e voltando um pouquinho ajudando a fechar...

Rafael Ueta: Não mostrou bom futebol.. a imprensa aind corneta que o mesmo nunca foi titular direito em lugar algum, pq esta sendo aqui? precisa aprimovar forma física... cara morre no segundo tempo.

Schwenck: Pivô que faz diferença quando joga bem, prende a zaga lá trás, fator esse que sempre achei indispensável no futebol... nunca fui muito pela idéia de ter dois velocistas em campo ou com um dos dois atacantes que não jogassem enfiados em meio a zaga, time que se presa tem que ter uma referência, nem que seja pra encomodar e dar trabalho aos zagueiros. Precisa aprimorar a parte física mais um pouco também, assim poderá render muito mais.

Rafael Coelho: "Coelho".. rapído, não? então... as vezes oportunista e não perde chance, mas não é jogador para ser titular do Figueirense... Jogo com Schweenk e Bruno Santos, mas Coelho na correria, só se eu fosse técnico e visse que a caracteristica do outro time fosse propícia a entrada do mesmo, se não, é opção sempre.

Bruno Santos: Raçudo, quando está inspirado saem boas jogadas, mas nunca tem ritmo de jogo, ritmo de grupo... quando entra parece perdido as vezes no esquema (tambem) mau montado para o time, mas tem muito potêncial... Masss, vou também dizer uma coisa, está ai desde o ano passado e não se destacou tanto assim, caso não emplaque no catarinense, para mim estaria com os dias contados por aqui... (apesar de ser bom jogador, masss..)

Ricardinho: Começa a se destacar nesse inicio de temporada, torço muito para que deslache de vez como fez no Grêmio e Palmeiras, merece a titularidade e mais apoio da torcida.

Marcelo Macedo: Ainda não tenho opnião, preciso ver mais... dizem ser muito bom...

Os machucados do DM

Regis: Titular absoluto.

Rafael Lima: tem personalidade porem é estabanado... volta e meia oscila em boa jogadas e dificuldades de marcação... bom para compor grupo... Sou daquele que zaga é coisa séria, ali não se brinca ou seja, não é coisa pra guri pequeno... então não confio muito em jogadores novos para essa posição... Jogar uma série B, é tão dificil quanto uma A, ali é briga de foice, precisa de seriedade.

Pedrinho: craque! noção de tempo e espaço, dribla, lança, coloca na cara do gol... dois fatos ruins, não tem quem jogue ao lado dele, fica isolado e tem que ganhar tudo na habilidade... Anderson Luizn não faz a passagem pela direita, Wellinnton "as vezes"... então complca... e se quebra facil...

Carlinhos: Não tem mais o que fazer aqui... enquanto jogou a torcida caia em cima.. era o Carlinhos Butinada, volta e meia seus botes não davam efeito, fora os cartões de advertência... Figueirense tem que parar com essa coisa de ser hotel de bichado, lembram daquele lateral direito João Paulo que nunca jogou, zagueiro Tiago Parado, digo Prado e mais aquele do Ipatinga que veio pra cá ano passado, Gleison quee nunca jogou tbm...

Fernandes: É a grande redenção do craque alvinegro dos novos tempos... estamos torcendo por você amigo! Merece estar no grupo mesmo que machucado, é uma grande pessoa.


Agora uma coisa, a barca vai ser grande... quer saber, tá cedo né, mas já vou formalizar a "minha" barca... desculpe a quem ache errado falar isso ainda no meio do campeonato, mas vamos lá...

Enderson, Marcos, Lucas, Gleison, Carlinhos, Juninho Xavier, Michel Schmoeller, Rafael Ueta, Marquinhos, Alan Carlos, Rafael Coelho.

Para serem emprestado: Anderson Luiz, Willian Matheus, Murilo Macari, Douglas, Marcelo Julio, Julio Cesar.

Ficariam: Wilson, Dalton e Gustavinho. Bruno Peroni, Régis, Dieyson, Roger Bernardo, Edson Galvão, Ricardo, Rômulo, Pedrinho, Ricardinho, Fernandes, Maicon Talhetti, Schwenck e Marcelo Macedo. (e taaaalvez Rafael Lima, Wellinton e Bruno Santos)

Falta elenco! Machucou? Quem colocar? Contratar 2 laterais e pra serem titulares.
2 zagueiros, um experiente para formar dupla com Régis e mais um para grupo, 1 meia atacante habilidoso ou um bom carregador de piano ou um que "faça o time jogar", como Wiilian Ex Figueirense e agora no JEC'a e mais dois atacantes sendo pelo menos um para ser titular imediato.

E que venha a série B...

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

È pegou na espinha como dizem, mais marcos, as coisa no Figueira, olha-se primeiro quem é o procurador do atleta, depois olham a situação do Figueira, Dr. Paulo Prisco Paraiso, acho que esta na hora de pegar o bastão para resolver as pendengas.